![]() |
Equipado com sensores, o novo dispositivo cabe dentro do coração e pode manter o seu batimento saudável durante um período de tempo indefinido. © Universidade de Washington |
«Membrana pode manter para sempre batimento do coração
Um grupo de cientistas desenvolveu um inovador dispositivo que pode vir a substituir os pacemakers. Equipado com sensores, cabe dentro do coração e pode manter o seu batimento saudável durante um período de tempo indefinido.
A solução foi criada a partir de uma impressora 3D e pode vir a ser usada na previsão e tratamento de doenças cardíacas.
Engenheiros biomédicos da Universidade do Illinois e da Universidade de Washington, nos EUA, usaram as técnicas de impressão 3D para criar (...) membrana elástica (...) com um material de silicone flexível e macio de maneira a adaptar-se à forma do coração.
(...) a equipa de investigadores comprovou, ainda, ser possível a impressão de pequenos sensores para a membrana que conseguem medir com precisão a temperatura, a tensão mecânica ou as pulsações. ~
Os sensores podem ajudar os médicos a determinar a saúde do coração ou prever um ataque cardíaco iminente antes que o paciente apresente quaisquer sinais físicos, acreditam os engenheiros.
(...)
Em última análise, a membrana pode ser utilizada no tratamento de doenças nos ventrículos do coração ou pode até ser inserida dentro daquele órgão para tratar inúmeras doenças cardíacas.»
Notícia retirada daqui.
Para ler o estudo em Inglês (integral) clique aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário