"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." (Antoine de Saint-Exupéry)

quarta-feira, 5 de março de 2014

Avanços da Medicina: nova descoberta garante o funcionamento do coração para sempre

Equipado com sensores, o novo dispositivo cabe dentro do coração e pode manter o seu batimento saudável durante um período de tempo indefinido. © Universidade de Washington
«Membrana pode manter para sempre batimento do coração
Um grupo de cientistas desenvolveu um inovador dispositivo que pode vir a substituir os pacemakers. Equipado com sensores, cabe dentro do coração e pode manter o seu batimento saudável durante um período de tempo indefinido. 
A solução foi criada a partir de uma impressora 3D e pode vir a ser usada na previsão e tratamento de doenças cardíacas. Engenheiros biomédicos da Universidade do Illinois e da Universidade de Washington, nos EUA, usaram as técnicas de impressão 3D para criar (...) membrana elástica (...) com um material de silicone flexível e macio de maneira a adaptar-se à forma do coração.
(...) a equipa de investigadores comprovou, ainda, ser possível a impressão de pequenos sensores para a membrana que conseguem medir com precisão a temperatura, a tensão mecânica ou as pulsações. ~
Os sensores podem ajudar os médicos a determinar a saúde do coração ou prever um ataque cardíaco iminente antes que o paciente apresente quaisquer sinais físicos, acreditam os engenheiros. 
(...) Em última análise, a membrana pode ser utilizada no tratamento de doenças nos ventrículos do coração ou pode até ser inserida dentro daquele órgão para tratar inúmeras doenças cardíacas.» 

Notícia retirada daqui

Para ler o estudo em Inglês (integral) clique aqui.

Sem comentários: