"Aqueles que passam por nós, não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." (Antoine de Saint-Exupéry)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dia mundial da luta contra o cancro

28 minutos e 7 segundos: Uma entrevista única sobre o cancro na 1ª pessoa.

Muito podia dizer sobre o cancro, porém hoje, não é dele que quero falar. 
Hoje quero falar das pessoas com cancro. 
Essas pessoas que lutam e enfrentam "de frente" esta doença, que por vezes teima em aparecer sem se fazer avisar e que em questão de segundos rouba o chão e a vida a muita gente.
Eu já trabalhei com pessoas com cancro e posso dizer que foi das experiências mais privilegiadas e enriquecedoras da minha vida. São autênticas lições de vida. Pessoas com uma força e uma coragem inexplicável. Pessoas que não admitem que o cancro as domine e as vença! Pessoas que enfrentam o medo e aprendem a tratar o cancro por tu. Pessoas que agarram a depressão e a angústia e as transformam em amor próprio e alegria. Pessoas únicas, que aprendem a viver no dia de Hoje e não no dia de Ontem, ou no de Amanhã. Pessoas a quem lhes é dada uma segunda ou terceira oportunidade de viverem a vida sem egoísmos, ressentimentos, consumismos. Pessoas que VIVEM antes de morrer. Sim, morre-se de cancro. MAS também se sobrevive a um cancro. E é esse meio copo cheio que temos que "beber". 
Um dia, uma paciente contou-me sobre o momento em que decidiu que seria ela a mandar no cancro e não o contrário. Ela entendeu o cancro no dia em que perguntou ao médico, a chorar, se ia morrer? A resposta do médico foi simples: "H. você tem um cancro e vai ser tratada. Porém quando sair do consultório e for atravessar a estrada você também pode ser atropelada e morrer." A H. não precisou de ouvir mais nada. Enxugou as lágrimas e decidiu que a partir daquele dia iria lutar contra o cancro porque tinha essa oportunidade. Infelizmente ela não venceu a luta, mas lutou e viveu até onde lhe foi permitido.
Depois de quatro anos a trabalhar na área de oncologia, a conviver com doentes com cancro, alguns deles em estado terminal, posso afirmar que aprendi a ver e a viver a vida de uma forma totalmente diferente. As pessoas com cancro são realmente especiais e muitas delas VENCEM!


Na minha experiência aprendi três coisas muito importantes:
- Não pesquise sobre o seu cancro, coloque as suas questões, dúvidas, medos ao seu oncologista.
- Cada caso é um caso. Você não é igual ao seu vizinho e não tem que fazer necessariamente parte de um estatística.
- As pessoas tendem a falar muito mais dos casos de insucesso, do que dos de sucesso. Se quer conversar sobre a sua doença procure um porto seguro, um psicólogo, um enfermeiro, um médico. 

Lembre-se você é e sempre será o dono do seu corpo. Oiça-o e previna!



Sem comentários: