Eu sou completamente a favor da coadopção e é muito triste que se tenha que fazer um referendo para se decidir algo tão óbvio e tão pessoal de uma família.
Família é aquela que cuida, ama, protege e educa. Não tem que ser necessariamente a que fecunda e gera. Não tem que ter obrigatoriamente um pai e uma mãe.
Por ter dois pais e pode ter duas mães. Continua a chamar-se família.
A estrutura familiar compõe-se de um conjunto de indivíduos com condições e em posições, socialmente reconhecidas, e com uma interacção regular e recorrente também ela, socialmente aprovada. A família pode então, assumir uma estrutura nuclear ou conjugal, que consiste em duas pessoas adultas e nos seus filhos, biológicos ou adoptados, habitando num ambiente familiar comum. A estrutura nuclear tem uma grande capacidade de adaptação, reformulando a sua constituição, quando necessário.
Até aqui tudo bem, se a estrutura se mantivesse na base do tradicional, isto é, na relação de um homem com uma mulher e seus descendentes. Mas os tempos "evoluíram", homens e mulheres lutaram e passaram a poder escolher livremente os seus amores, sem se sentirem ameaçados, oprimidos e discriminados.
O grave é que os novos tempos não trouxeram mudanças ao nível da mentalidade do preconceito. Costuma-se ouvir dizer que as crianças são cruéis quando emitem as suas opiniões, mas a verdade é que não são as crianças que são más e directas, mas sim os adultos que a educam. O preconceito não é mais nem menos do que a ignorância pura. É tudo uma questão de educação e de evolução. Há que redefinir conceitos, evoluir, aprender e respeitar o direito e a liberdade de cada um. Há que transmitir isso às nossas crianças e ensiná-las a viver sem preconceitos. Somos todos iguais, mas diferentes. E isso é bom.
Há que aprender e aceitar que, todos têm o direito e a liberdade de serem e fazerem alguém felizes. E as crianças deviam de ter o direito legal de ter dois pais, ou duas mães, assim como os tradicionais pais e mães têm. O amor não escolhe idade, raça ou sexo. É simplesmente amor. Se for cuidado, protegido e educado por todos, nada mais será preciso para ser único e verdadeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário